h1

A Era do Gelo 3 [3D]

julho 10, 2009

Perdidos no gelo

Melhor filme da franquia garante risadas do início ao fim e diverte o público de todas as idades

NOTA: 10

Quando saem as franquias de ótimos originais, sempre dá um frio na barriga. Uma pessoa só para dizer que o filme é bom às vezes não é suficiente. Ficamos com os dois pés atrás, e muitas vezes prefiro esperar o furor da estreia passar, para não ser influenciada por essa ou aquela opinão. Mas as novidades podem surpreender. Quando me disseram que A Era do Gelo 3 era um bom filme, ainda melhor do que a franquia anterior, me cocei para descobrir o que Carlos Saldanha tinha feito de tão especial para levantar a – até agora – trilogia.

Se com Shrek as sequêcias foram decepcionantes, este não é o caso. A Era do Gelo 3 garante risadas do começo ao fim. Gargalhadas, na maior parte do tempo. Admito que a atmosfera não é muito favorável – como o filme só vem dublado aos cinemas, a criançada aproveita para tomar conta -, mas não foi o suficiente para quebrar o clima da animação.

Como todos esperavam, o filme é realmente engraçado e muito divertido. Sid está ainda mais hilário, Scrat arranjou uma companheira tão encrenqueira e azarada quanto ele, Scratte, até mesmo o rabugento Diego está mais amigável, os dois gambazinhos “irmãos” de Ellie estão ainda mais serelepes e Manny está totalmente paranóico.

Quem não se lembra que ele e Ellie formaram uma família? Pois a mamute está grávida, o que poderia ser muito natural em um bando normal. Mas, como eles mesmos dizem, este não é um bando normal.

Se sentindo rejeitado pela devoção de Manny ao neném que nascerá, Sid e Diego decidem seguir seus próprios caminhos, enquanto os dois mamutes tentam construir uma vida normal para o bebê. Como Sid não consegue ficar longe de problemas, ele logo atrai para si a fúria de uma enorme mãe. Ao encontrar três ovos supostamente abandonados, a preguiça resolve “adotá-los”. Ao descobrir o sumiço dos filhos, a mãe sai em busca deles e, para a surpresa de todos, ela captura Sid como um “refém”.

Obviamente, o bando decide ir procurar o amigo, apesar da relutância de Manny em deixar Ellie participar dessa perigosa missão grávida como está. Eles descem até a caverna onde Sid havia encontrado os ovos, e, na companhia de Diego (que logo aparece para o resgate), descobrem um mundo totalmente novo, abaixo da camada de gelo na qual viviam.

Logo de cara eles conhecem Buck, uma doninha maluca e solitária, que sobrevive pela esperteza na floresta selvagem em meio a dinossauros e criaturas perigosas. Buck decide ajudá-los a encontrar Sid, uma vez que também estava à caça de um terrível animal.

Passando por todo tipo de desventuras – uma mais cômica do que a outra – a estratégia funciona bem. Mesmo sabendo que em filme de criança ninguém se machuca, diversas vezes tememos pela vida dos personagens, esperando que as coisas ruins aconteçam. Elas, claro, nunca se realizam. Com piadas espertas e nas horas certas, o filme se sustenta o tempo todo.

Assisti primeiro em uma sessão normal, mas recentemente vi a versão em 3D, com um óculos um pouco desconfortável, mas muito interessante de fato. Apesar de escorregar do meu rosto o tempo todo, pude comprovar que a história é realmente eficiente – ainda melhor quando vista pela segunda vez.

Os efeitos visuais, contudo, melhoram de maneira inexplicável. O incômodo não me impediu de pensar o quão fantástica é a nova janelinha aberta pelos estúdios de animação. Se uma das melhores cenas quando visto da primeira vez foi a passagem por cima de uma nuvem de gases “venenosos”, quando o momento chegou pela segunda vez, a cena me levou às lágrimas. De riso, claro! De doer a barriga. Vale o filme inteiro!

A Era do Gelo 3, além de ser esteticamente muito bem feito, tem uma narrativa totalmente diferente dos outros dois filmes, e lembra mais o antigo desenho Em Busca do Vale Perdido. Ao contrário do melodrama pré-histórico, contudo, o humor é introduzido com esperteza em cenas cruciais, sem estragar os momentos que exigem seriedade, e sempre dando um toque de leveza quando pode.

Superando todas as expectativas em torno do lançamento do longa, A Era do Gelo 3 tem seus defeitos. Apesar de toda comicidade, alguns diálogos são muito clichês – o que é até perdoável, em se tratando de um filme infantil. A fala final de Ellie na última cena é um duro golpe para quem odeia frases de efeito, ainda mais quando evocam coisas que não deveriam (não vou dizer, para não estragar nada! Pode ter gente que não liga…mas eu ligo!).

Mas o pior de tudo fica por conta da dublagem. Eu até penso que a Cláudia Jimenez é uma atriz interessante, que teve seus altos como comediante. Se ela sabe, entretanto, atuar em frente às câmeras, é preciso um esforço maior na hora de atuar somente com a voz. Ellie é uma elefanta carismática que deveria ser cínica por natureza e, infelizmente, Jimenez não consegue passar isso para o espectador – ao contrário de Queen Latifah.

As reações da Ellie brasileira têm todas o mesmo tom, se ela está feliz ou triste, empolgada ou preocupada. Não posso dizer que qualquer outra atriz cairia como uma luva, mas acho que desta vez erraram a mão. Diogo Vilela como Manny também é uma má escolha, forçando uma rouquidão que distoa do personagem e da dublagem original. Se por um lado estes dois apagam os personagens, Márcio Garcia e Tadeu Mello dão um show na dublagem de Diego e Sid, respectivamente. A versão dos dois é até melhor do que a original em inglês.

Carlos Saldanha, ponto pra você!

Título Original: Ice Age 3 – Dawn of the Dinoussaurs
Direção: Carlos Saldanha
Gênero: Animação
Ano de Lançamento (EUA): 2009
Roteiro: Michael Berg, Peter Acckerman, Mike Reiss e Yoni Brenner, baseado em história de Jason Carter Eaton
Trilha Sonora: John Powell
Direção de Arte: Mike Knapp
Tempo de Duração: 94 minutos
Com: John Leguizamo/Tadeu Mello (Sid), Denis Laery/Márcio Garcia (Diego), Ray Romano/Diogo Vilela (Manny), Queen Latifah/Cláudia Jimenez (Ellie), Simon Pegg/Alexandre Moreno (Buck), Seann William Scott (Crash) e Josh Peck (Eddie).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: