h1

O Albergue Espanhol

outubro 27, 2009

Barcelona, como te quiero!

Sol, calor, estudos, baladas, paixões e a linda Barcelona: combinação melhor, impossível!

NOTA: 8,5

Romain Duris não é um ótimo ator; entretanto, não é por isso que deixa de ser um dos meus atores franceses preferidos. E eu o descobri com este Albergue Espanhol, de 2002.

Digo isso pois os motivos que me levam a gostar deste filme são todos pessoais, não levando em conta a fragilidade do roteiro ou a atuação sem graça de Duris. Na verdade, isso não importa para mim. Este é daqueles tocam fundo logo na primeira cena. 

Para contextualizar, eu havia voltado de minha primeira viagem europeia [feita em 2005] – mais especificamente, direto de Barcelona. Se não me engano foi na noite seguinte em que cheguei que tive a oportunidade de assistir a este filme, sem querer, na televisão.

O filme começa com a vida de Xavier, um estudante de economia em Paris prestes a se formar, aos 25 anos. Para aceitar um emprego indicado por seu pai, ele precisa dominar o espanhol. É por isso que decide terminar a faculdade na catalunha, o que não agrada sua namorada Martine – interpretada muito bem por Tautou, que dá a personagem a frieza e mesquinharia necessárias para impulsionar Xavier a novas vivências.

Ao chegar à cidade espanhola, o francês encontra uma residência com gente de toda parte do mundo: a conterrânea Isabelle, a inglesa Wendy [e o irmão desajeitado, William[, a espanhola Soledad, o italiano Alessandro e o egípcio Tobias. Não é fácil conviver com mais seis pessoas em um pequeno apartamento! O melhor destes personagens é a fidelidade, uma vez que escolheram um de cada nacionalidade para representar um pouco do que seu próprio povo representa.

Apesar das adversidades, Xavier descobre um novo mundo, expandindo não só seu domínio no espanhol como também sua própria filosofia de vida e identidade. O filme retrata uma prática comum dos estudantes europeus, de viajar para estudar e conhecer gente nova.

Se no princípio o filme parece chato e cansativo, algumas cenas encantadoras revelam a vida de todos os estudantes de intercâmbio, em um retrato fiel da juventude europeia. A melhor cena, sem dúvidas, é aquela na qual Wendy recebe a inesperada visita do namorado enquanto está com outro homem no quarto, e seus amigos precisam ajudá-la a não ser descoberta.

Personagens bem construídas, paisagens belíssimas da cidade, cenas engraçadas e tocantes, e o desenvolvimento emocional de Xavier se desenrolam aos olhos enamorados dos espectadores que buscarem um agradável retorno às viagens pessoais, ou um retorno à juventude ou ainda um retorno à própria Barcelona – um local de absoluta apologia.

Singelo e delicado, Albergue Espanhol é verossímil ao mostrar os personagens levando vidas cotidianas de estudantes (estudando, fazendo trabalhos, indo para baladas). E é exatamente por este motivo que se torna tão especial – uma viagem parecida feita no início deste ano comprova que o filme, além de verossímil, é uma apologia à saudade. Este é para ter em casa, para poder ver, rever, re-rever…e relembrar.

Título Original:
L’Aubergue Spagnole
Direção: Cédric Klapish
Gênero: Comédia romântica
Ano de Lançamento (França/Espanha): 2002
Roteiro: Cédric Klapish
Trilha Sonora: Loïc Dury
Fotografia: Dominique Colin
Tempo de Duração: 115 minutos
Com: Romain Duris [Xavier], Judith Godrèche [Anne-Sophie], Audrey Tautou [Martine], Cécile de France [Isabelle], Kelly Reily [Wendy], Cristina Brondo [Soledad], Federico D’Anna [Alessandro], Barnaby Metschurat [Tobias], Kevin Bishop [William], Xavier de Guillebon [Jean-Michel], Irene Montalà [Neus], Olivier Raynal [Bruce] e Martine Demaret [mãe de Xavier]

Anúncios

One comment

  1. Gostei muito desse filme. Achei bem divertida a forma que foi retratada a convivência entre os estudantes no albergue.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: